O nascimento da Igreja Metodista Wesleyana no Brasil

A Igreja Metodista nasce em 1962, de um despertar de alguns pastores, que baseavam-se na doutrina do batismo do Espírito Santo, como sendo uma segunda benção para o crente.

Cada um deles começou a intensificar, em suas respectivas igrejas, as reuniões de oração e vigílias. As reuniões eram tão fervorosas, que o Pastor Idelmicio teve que teve que separar em 2 grupos de oração e busca do poder do Espírito Santo.

Em 1966, novos pastores aderiram ao movimento, como Fred Morris e Waldernar Gomes de figueiredo. As vigílias nos montes, as reuniões de oração e os retiros, eram constantes, o que incomodou a Primeira Região, que por sua vez, enviou uma circular proibindo: orações com imposição de mãos, expulsar demónios, cantar corinhos e fazer vigílias. No final da carta tinha a seguinte alternativa: Se o grupo não obedecesse, as normas da Igreja Metodista do Brasil, todos deveriam deixar as suas fileiras.

No dia 5 de Janeiro de 1967, o grupo se reuniu as 14h sobre uma ponte, no pátio da Fundação Getúlio Vargas, sob a direção dos pastores Idelmicio Cabral dos Santos e Waldemar Gomes de Figueiredo, onde ficou fundada definitivamente a Igreja Metodista Wesleyana. Nessa noite, o grupo desceu sem nenhuma estatística em mãos para a formação de novas igrejas.

A 06 de Janeiro as notícias começaram a espalhar-se e dentro de um mês, foram organizadas 30 Igrejas.

Cronologia

1962

Início

1964

O grupo começou a ter contato com grupos de diversas denominações renovadas.

1966

Circular proibindo orações, imposição de mãos, expulsar demónios, cantar corinhos…

1967

Foi eleito primeiro Concelho Geral:

  • Superintendente Geral - Waldemar Gomes de Figueiredo;

  • Secretário Geral - Gessé Teixeira de Carvalho;

  • Missões: Idelmicio Cabral dos Santos;

  • Educação Cristã: Idelmicio Cabral dos Santos;

  • Acção Social: Idelmicio Cabral dos Santos.